11 de jul. de 2013

Tutorial : DIO (Características e golpes)

Característica :

DIO é o maior vilão de toda a história do Jojo. Tem uma grande facilidade em se locomover por causa do teleporte e dashes rápidos, mas seus combos são os mais difíceis deste jogo... É recomendado à aqueles que tem muita paciência para aprender.


Vantagens/desvantagens:

Vantagens:+Combos razoavelmente danosos+Facas+Alta mobilidade+Chefão da história+ZA WARUDO

Desvantagens:-Throw unsafe.-Difícil aprendizado
-GC unsafe-Links extremamente difíceis

Especiais :


obs : imagens meramente ilustrativas :D

Stand off 

236 A (ou B ou C)  - MUDAMUDA     

   
   O stand fica dando um monte de socos para a frente. Dá pra ganhar quase uma barra inteira se acertar todos os socos, mas você precisa impedir que o char do oponente seja empurrado para fora do range do golpe.
   Enquanto sai o golpe, você pode se mover livremente... mas não pode fazer golpes que precise do stand e supers. 
   Na versão A o Stand fica parado dando socos, na versão B o stand desloca um pouco para frente enquanto dá socos e na versão C o stand se desloca mais para a frente do que a versão B. Todas as versões causam um dano gigante para o stand do oponente, mesmo assim não é muito bom fazer este especial fora de combos ou okizemes, porque vai chegar uma hora que o oponente irá sair do range e te punir com um super.

214 A (ou B ou C)  - MUDAH!

   O stand sai voando para a frente e dá um soco. É um golpe que pode causar stand crash mesmo quando o oponente está defendendo.
   Assim como o MUDAMUDA dá pra se mover livremente enquanto estiver saindo o golpe, mas diferentemente desse, é usado para botar pressão porque o risco é bem menor. Cuidado, o risco é menor mas não quer dizer que é seguro fazer isso o tempo todo, use-o apenas como um move extra para atacar.
   A versão A demora apenas 20 Frames até sair o ataque propriamente dito mas não chega muito longe, enquanto a versão B e C demoram ,respectivamente , apenas 21 e 22 frames e vão muito mais longe.


623 A (ou B ou C)  - THE WORLD

  Teleporte. A versão A faz o DIO teleportar para a esquerda da tela, a versão B faz ele teleportar para perto do centro da tela, e a versão C faz ele teleportar para direita da tela. É um dos raros teleportes que independe da direção que o char está olhando, ou seja mesmo fazendo a versão A com o DIO olhando para a direita ou para a esquerda ele sempre irá para a esquerda.
 É muito bom pra fugir, fazer ataque surpresa ou punir um golpe porque durante o teleporte ele fica vulnerável a apenas o throw. Cuidado para não ficar repetitivo, lembre-se dos dashes e pulos também.


6CBA6                   - Space Ripper Stingy Eyes

  O DIO solta laser pelos olhos, esse laser é unblockable mas a maioria dos chars conseguem desviar disso apenas agachando. É muito perigoso fazer este golpe perto do oponente, faça de longe enquanto estiver fingindo que está tentando juntar barras.

236S                       - Stand-Attack

  MUDAH. Este golpe sai em apenas 2 Frames, faz um dano legal e tem um recovery razoável. Se usar um glitch dá pra cancelar para o Stand on MUDAH e para Tandem... além de ser usado uma técnica chamada Stand attack cancel (ou MUDAH cancel).
  Com certeza é o golpe mais importante do DIO, tanto que no começo dá pra jogar só fazendo normal > este golpe. Quando você ver que não tem como combar a partir de um anti-air, cancele para este golpe e seja feliz.

  Supers :
236 A+B (ou B+C ou A+C ) -  CHECKMATE !


   O DIO faz uma pose e joga 15 facas com uma velocidade bem alta. Mas é muito demorado até lançar as facas e não tem muita invencibilidade, então é praticamente inútil fora do Time Stop.

-214 A+B (ou B+C ou A+C)  -  ROADROLLER DAH!

   O DIO sobe para o topo do stage, trás um road roller e tenta esmagar o oponente com isso. O damage é alto mas é demorado demais... Até dá pra usar em combo, mas é mais seguro usar durante o time stop.

-B>A>6>A>C                        -  Summon of Blood

   Só acerta quando o oponente está no chão e tem invencibilidade desde o 1o frame.
   O ataque em si sai logo no primeiro frame depois do brilho.
  WRYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

-6>C>A>6>S                         -  TOKIYO TOMARE!


   É lento também, mas muitas vezes dá pra ter um retorno garantido depois de ativar. Se fizer este comando no meio do Time Stop do oponente, você vai conseguir conseguir se mover em troca de gastar todas as barras.

-214S                                      -  Tandem

  É um dos melhores supers do DIO no chão, é extremamente safe comparando com os outros supers. Quando ligar o tandem, veja se o oponente está agachado ou levantado ou está no ar. Se estiver de pé faça ABCxn, se estiver agachado faça 4ABCxn e se estiver no ar... sei lá mashea Cxn.






   Stand on :

-236 A (ou B ou C)  - MUDAMUDA        

   É só tomar cuidado pro oponente não punir, o range do golpe é bom e causa stand crash. :P
Dá para cancelar o começo para 214A, mesmo assim o retorno deste golpe não é muito grande.
  Masheando A e B e C, o DIO vai continuar fazendo mudamuda durante um bom tempo.

-236 A (ou B ou C)  - MUDAMUDA (aéreo)

   Um ótimo Anti-Air se você fizer JC e cancelar na hora pra mudamuda aéreo. Também usado pra fazer stand crash, dá pra continuar com um combo depois disso.
   Existem alguns glitches com este golpe, depois eu posto todos eles. :P
  Se mashear os ataques o dio continuará atacando como a versão terrestre, mas dá para deslocar ele no ar apertando para cima ou para frente.

-214 A (ou B ou C)  - MUDAH!    

   Tirando a parte que o Stand fica junto com o DIO, é igualzinho à versão do stand off. Não use isto para botar a pressão porque é unsafe e não tem muita coisa que consiga salvar você depois desse golpe.
   Este golpe é tão unsafe que mesmo acertando este golpe, se não cancelar para algo o oponente pode punir depois... Mas você aciona um glitch fazendo isso, o que vai permitir cancelar o stand-attack para o tandem.

-214 A (ou B ou C)  - MUDAH!!(depois do primeiro MUDAH!)

   Também é unsafe, mas é mais difícil de punir do que o primeiro. Causa down no oponente e dá pra fazer okizeme depois disso.

-623 A (ou B ou C)  - DIE!

   NÂO FAÇA ESTE GOLPE, é morte súbita. O damage duplica se você for atacado no meio desse golpe.

 Supers :
-236 A+B (ou B+C ou A+C ) -  CHECKMATE !


   Um ótimo Super, também chamado de Facas. O Stand do DIO joga 15 facas para a frente.
Enquanto não souber combar a partir do tandem use este super, porque você pode combar Facas > Facas (aéreo) e tira uns 40% do life do oponente.

-236 A+B (ou B+C ou A+C ) -  CHECKMATE ! (aéreo)


   Melhor super aéreo de todos os tempos :P. Se o oponente estiver no stand on e estiver no chão, ao chegar no chão vai poder fazer um option select ao ser defendido:
-2A>Combo
-JA > Mudamuda(air) >(stand crash)> combo
  Existe uma diferença no angulo e na velocidade das facas dependendo de quais botões você aperta. É melhor você testar pra ver as diferenças...
  Recomendo usar a versão A+C quando estiver longe e A+B quando estiver perto.

-B>A>6>A>C                        -  Summon of Blood



    Não tem diferença com o do stand off.

-6>C>A>6>S                         -  TOKIYO TOMARE!

   Um pouco mais rápido que o do stand off.

    Outros golpes importantes :

    Stand off (Soff)

    -(dash)2A
       É rápido (3F), e o hitbox do DIO fica menor durante um tempo. Aprenda a combar daqui porque o mundo vai mudar :D

    -Dash C
       Dá pra combar daqui também, mas normalmente não é usado pra isso. É mais usado como um Poke.
    Lembre-se que se não cancelar para algo, você vai ficar em desvantagem.

    -B
       Um anti-air do DIO no chão sem gastar barras no stand off. Dá para punir a maioria dos golpes se for na ponta do chute.

    -(back dash)A
       O melhor Anti-Air do DIO no stand off sem barras, cancele pra 236S.

    -JC
       Pode ser usado pra atacar ou até mesmo como anti-air. O importante é que o range é bom, e o dano também.

    Stand on (Son)

    -Dash 2B
      Um ataque rápido e você fica em vantagem se o oponente encostar nisso. Se acertar dá pra combar com A>B>214A>214A ou coisa do tipo.

    2A
      É meio lento para sair mas tem uma duração muito boa, tanto que é usada em okizemes ou para punir rolls. Se o oponente defender este golpe, você fica em vantagem. Então dá pra fazer um frametrap repetindo o 2A, ou seja 2A2A2A.... até o oponente fazer adv guard.

    Dash 2A
       É 1 frame mais rápido que o 2A normal, mas tome cuidado porque você fica em desvantagem se o oponente defender isso. Normalmente é usado para atacar de repente em uma distância média, o oponente acaba tomando o golpe de vez em quando :P

    6B
       Não dá para ver a diferença entre o B do DIO no Stand on e este golpe, mas tem uma pequena diferença que é o ataque durar uns 3F a mais que o Son B. Também é um dos raros golpes dele que não aplica correção no combo.

    2 comentários:

    1. Faltou o especial mudamuda do Dio o/ (O cretino já usou saporra em mim g.g)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. ashuahsuhasuhaushuahsu
        acho que é sua impressão, não tem nada faltando aqui.

        Excluir